Vocação e a missão da família na igreja e no mundo contemporâneo

Vocação e a missão da família na igreja e no mundo contemporâneo

Marca: Editora Paulinas

Carregando...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

No final da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, acerca do tema Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização, celebrada em 2014, o Papa Francisco decidiu tornar pública a Relatio Synodi, documento com o qual se encerraram os trabalhos sinodais. Ao mesmo tempo, o Santo Padre indicou que este documento constituirá os Lineamenta para a XIV Assembleia Geral Ordinária sobre o tema A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, que terá lugar de 4 a 25 de outubro de 2015. 
Aos Lineamenta acrescenta-se uma série de perguntas para saber como o documento foi recebido e para solicitar o aprofundamento do trabalho começado durante a Assembleia Extraordinária. 
O Sínodo dos Bispos congregado ao redor do Papa dirige o seu pensamento a todas as famílias do mundo, com as suas alegrias, as suas dificuldades e as suas esperanças. De modo particular, sente o dever de dar graças ao Senhor pela fidelidade generosa com a qual tantas famílias cristãs respondem à sua vocação e missão. E fazem-no com alegria e com fé, mesmo quando o caminho familiar as coloca perante obstáculos, incompreensões e sofrimentos. A estas famílias dirigem-se o apreço, o agradecimento e o encorajamento da Igreja inteira e deste Sínodo (Cf. Relatio Synodi n.1). 
Os resultados das reflexões e dos diálogos foram expostos em três partes: a escuta, para analisar a realidade da família hoje, na complexidade das suas luzes e das suas sombras; o olhar fixo em Cristo, para voltar a considerar com renovados vigor e entusiasmo aquilo que a revelação, transmitida na fé da Igreja, nos diz sobre a beleza, sobre o papel e sobre a dignidade da família; e o confronto à luz do Senhor Jesus, para discernir os caminhos através dos quais renovar a Igreja e a sociedade no seu compromisso em prol da família, fundamentada no matrimônio entre um homem e uma mulher (Cf. Relatio Synodi n.4).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira também